Santos Brasil compra a Fertisanta

Porto de Imbituba
Esta notícia foi divulgada ontem, no site Investimentos e Notícias, sob o título "Santos Brasil quer controle da Fertilizantes Santa Catarina", e trago aos leitores do blog, em primeira mão. O fato foi divulgado após a Santos Brasil, por força de lei, comunicar aos seus acionistas e ao mercado a celebração de instrumento de opção de "aquisição de participação societária", assinado no último dia 05. Veja a notícia divulgada:
A Santos Brasil Participações S.A.comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que, celebrou hoje (5), instrumentos de opção para aquisição de participação societária que pode alcançar a totalidade do capital social de Fertilizantes Santa Catarina Ltda.O valor total da transação é de R$ 17,190 milhões e será pago, na medida em que a Companhia venha a exercer as opções.

A Fertilizantes Santa Catarina é arrendatária do Terminal Portuário de Fertilizantes e de Ração Animal do Porto de Imbituba (“TEFER”). O período de arrendamento é de 25 anos, prorrogável por igual período, tendo seu início em janeiro de 2012.

A infraestrutura compreende a área total de 59.263m2 no complexo do Porto de Imbituba, contendo instalações e equipamentos, destinadas a atividade operacional do TEFER.

A aquisição está em linha com o comprometimento da Santos Brasil em tornar Imbituba o gateway da Região Sul do País. O objetivo é aumentar a capacidade do complexo portuário, criando sinergias entre as operações do Terminal de Contêineres do Porto de Imbituba e do Terminal de Carga Geral do Porto de Imbituba, ambos os terminais administrados pela Companhia, com aquelas da TEFER.

A operação está sujeita à aprovação ou manifestação das autoridades competentes, entre as quais, a Companhia Docas de Imbituba – CDI, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE.
Em seu site, a Santos Brasil divulgou assim o "Fato relevante":

FATO RELEVANTE

Para fins do disposto na Instrução CVM nº 358/02, a Santos Brasil Participações S.A. (“Companhia”) comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que, nesta data, celebrou instrumentos de opção para aquisição de participação societária que pode alcançar a totalidade do capital social de FERTILIZANTES SANTA CATARINA LTDA. O valor total da transação é de R$ 17.190.000,00 e será pago, na medida em que a Companhia venha a exercer as opções.

A FERTILIZANTES SANTA CATARINA LTDA. é arrendatária do Terminal Portuário de Fertilizantes e de Ração Animal do Porto de Imbituba (“TEFER”).
O período de arrendamento é de 25 anos, prorrogável por igual período, tendo seu início em janeiro de 2012.

A infraestrutura compreende a área total de 59.263m2 no complexo do Porto de Imbituba, contendo instalações e equipamentos, destinadas a atividade operacional do TEFER.

A aquisição está em linha com o comprometimento da Companhia em tornar Imbituba o gateway da Região Sul do País. O objetivo é aumentar a capacidade do complexo portuário, criando sinergias entre as operações do Terminal de Contêineres do Porto de Imbituba e do Terminal de Carga Geral do Porto de Imbituba, ambos os terminais administrados pela Companhia, com aquelas da TEFER.

A operação aqui mencionada está sujeita à aprovação ou manifestação das autoridades competentes, entre as quais, a Companhia Docas de Imbituba – CDI, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE.

São Paulo, 5 de abril de 2012.

Washington Cristiano Kato
Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores
Leitor, você poderá perguntar: Há reflexo disso na economia de Imbituba?
Sim, poderá haver.
Para Imbituba pode significar uma enorme possibilidade de crescimento, na medida em que amplia a capacidade de investimento e abre os mercados antes restritos aos clientes da FERTISANTA, que há meses nada movimenta.

Atualizado em 09/04/12: Consultado sobre a transação acionária em tela, o Presidente do CAP, Gilberto Barreto, considera que a opção de compra, quando efetivada, trará melhores perspectivas para o Porto, ao aliar a capacidade de investimento da Santos Brasil com a expertise da Fertisanta no mercado regional de fertilizantes. Com fraca movimentação de adubos nos últimos meses, o Porto de Imbituba acaba de arrendar o novo terminal de fertilizantes (TERFER), e investimentos obrigatórios deverão ser realizados nos próximos meses, para aumentar a capacidade de armazenamento e de descarga dos navios. O cenário que se desenha é de mais carga e novos postos de trabalho

A empresária Maria Zilá de Souza Gil, ao divulgar no Facebook o post aqui publicado, disse que  "A Santos Brasil comprou ações da Fertisanta, ou seja, a Fertisanta continuará sendo gestora do seu negócio, de sua atividade."

Estranho, porém, alguém comprar uma empresa e manter o gerenciamento nas mãos dos antigos gestores. Vamos aguardar o desenrolar dessa transação.

Atualização:  Santos Brasil desiste de compra da Fertilizantes Santa Catarina

Um comentário:

  1. O meu medo é a possível formação de monopólio.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.