Como saber se seu "amigo" não é um fake?

Com a chegada do período eleitoral, começaram a aparecer no Twitter e Facebook pessoas que dizem ser quem não são. Ou seja, inventam um nome e incluem no perfil uma foto de uma pessoa qualquer - geralmente estrangeira. Pronto. Há um nome e um rosto. Foi criado um perfil falso (fake).
Agora, faltam os "amigos" para iniciarem a divulgação de fatos não verdadeiros ou para praticarem crimes contra a honra ou para qualquer outra finalidade.

Pelo que se suspeita, os criadores desses fakes utilizados para divulgação de conteúdo político são indivíduos filiados a partidos que não têm coragem de fazer críticas usando seus próprios nomes. Se elas fossem coerentes e tivessem como objetivo contribuir para que tivéssemos uma cidade melhor, seria possível aceitá-los em nossas redes sociais. Entretanto, sabemos que o interesse é estritamente pessoal, partidário e oportunista, quando não criminoso.

Mas como saber se o "amigo" que você aceitou no Facebook ou Twitter é um fake?
Para quem não sabe como descobrir um fake através do Google, vou explicar como se faz.
Primeiramente, vamos a uma dica: só aceite os "amigos" que possuem um rosto ou que você saiba quem é o indivíduo que está representado pela imagem ou desenho usado na identificação.
Caso você não conheça o rosto ou o nome, faça o seguinte:

1) Acesse o perfil do indivíduo que solicita amizade;

Este é um perfil fake que está sendo usado em Imbituba
2) copie a imagem (botão direito do mouse - copiar imagem) da pessoa mostrada no perfil da rede social;


2) acesse o site do Google e escolha a opção imagem;

3) na barra de pesquisa, clique no ícone que representa uma câmera fotográfica;



4) cole a imagem copiada na nova barra de pesquisas que acabou de abrir;


5) a imagem será convertida em um endereço, como você poderá ver abaixo, neste exemplo. Clique em pesquisar;



6) com os resultados que aparecerem, você poderá saber se aquela imagem é mesmo da pessoa daquele perfil ou se ela foi copiada de algum local da web.

Veja que aparecem na web várias fotos dessa pessoa, a qual é um cantor mexicano, de nome Raul Sandoval


Se você, porém, mesmo sabendo que ele é um fake, gosta de ler o que ele posta no perfil e, ainda, compartilha o conteúdo, plagiarei Sílvio Santos: "é por sua conta e risco". Saiba que você está sendo conivente com atitudes ilegais, como também, em vários casos, compartilhando crimes contra a honra.

Para quem deseja ter em sua lista de "amigos" apenas indivíduos existentes no mundo real, tome os cuidados expostos acima, evitando surpresas desagradáveis.
Se quiser tomar uma atitude ainda mais correta, denuncie.

Para a rede Facebook, acesse este link: http://www.facebook.com/help

Para o Twitter, acesse o link https://support.twitter.com/forms/impersonation

As denúncias podem ser feitas a respeito de qualquer outro fato, como importunação a você, ou que esteja no rol das violações às políticas adotadas pelas respectivas redes sociais.

Atualização em 21/02/13

Em razão das quase 10 mil visitas recebidas neste artigo, copiado por diversos blogs e bastante compartilhado nas redes sociais, além dos emails que recebo solicitando algum esclarecimento a mais, gostaria de acrescer algumas informações que podem ser úteis a quem buscou aqui uma resposta a seu objetivo.

O fato de você não encontrar na internet uma imagem igual à do perfil que você questiona, não significa que o perfil não seja um fake. O que mostrei neste artigo foi apenas um modo de se tirar a dúvida, a qual poderá não ser sanada nunca, a não ser que você mantenha contato pessoal e visual com o seu(ua) amigo(a).

Outras dicas úteis: não busque pesquisar apenas a foto do perfil, mas outras que estejam em álbuns do perfil; duvide do perfil que não tenha atualização constante ou que pouco fala de sua vida cotidiana.

Se alguém tiver mais alguma dica, favor enviar para acrescentar ao artigo.

-Leia também: Facebook: dicas para saber se seu amigo é um fake

50 comentários:

  1. Respostas
    1. Vamos ver agora quantos facebookers vão divulgar este artigo. Eu creio que é bem interessante e os usuários deveriam divulgar isso.

      Excluir
  2. Divulgado mais um fake de imbituba Maria Kartens utiliza a imagem da pedagoga e doutora Maria Teresa Eglér Mantoan, professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), vamos fazer uma rede de denuncia e todos denunciar no endereço informado do facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que os facebookers façam uma boa divulgação deste artigo que coloquem em prática essa dica, denunciando os embusteiros.

      Excluir
  3. eu ate consegui pra algumas fotos, tem outras que eu nao consigo encontrar, por exemplo: tentei com minha foto, e nao apareceu nada, tem algum outro tipo mais eficaz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphaela, envie-me suas questões para blogpenadigital@gmail.com, para que eu possa entender melhor suas dúvidas.

      Excluir
  4. não dá certo tentei com minha foto e aparece varias fotos :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Envie sua dúvida para o email blogpenadigital@gmail.com.

      Excluir
  5. Gente, se vc colocou uma foto e ñ apareceu nada, é pq aquela foto ñ é fake.

    ResponderExcluir
  6. eu tentei fazendo tudo isso com algumas imagens do facebook, mas aparece essa mensagem:

    "O URL não direciona para uma imagem ou esta não pode ser acedida publicamente".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relate sua questão enviando email para blogpenadigital@gmail.com. Tentarei esclarecer sua dúvida.

      Excluir
  7. Nossa muito bom, adorei a dica, estava preste a conhecer uma pessoa, mais descobri que era fake, com certeza vc esta ajudando mtas pessoas, pois há mto crime acontecendo devido a há perfis falsos... Parabens pelo trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Foi um prazer ajudá-la.
      Se já é arriscado conhecer alguém pelo facebook, com imagem verdadeira, muito mais perigoso é manter contato com quem utiliza uma imagem falsa.

      Abraço!

      Excluir
  8. Nada a Ver, Minha Própria foto está indexada em pesquisas do Google, Quer dizer que tambem soou um Fake ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isac, você não compreendeu. Várias pessoas utilizam em seus perfis fotos que encontram na internet. Então, através dessa pesquisa que sugeri neste post, você poderá constatar se há indícios de que o perfil analisado seja falso.
      Foi confirmado pelo próprio Facebook que quase dez por cento dos perfis são fakes. Portanto, todo cuidado é pouco.

      Excluir
  9. descobrir duas pessoas fakes, querendo enganar minha amiga, mais graças a esse site eu descobrir que eles eram fakes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, "audition"! E além de descobri-los, temos de denunciá-los ao Facebook.
      Obrigado por sua visita e seu comentário.

      Excluir
  10. as fotos que aparecen não tem nada a ve com a da minha pesquisa, aparece chines, americano e etc... mas dele nada! não me ajudou .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evidentemente que nem todos os fakes utilizam fotos obtidas na internet! Contudo, não quer dizer que o fato de não encontrar uma foto igual ao do perfil do usuário não seja ele um fake.

      Excluir
  11. Agradeço a dica! Para mim foi bastante útil. Tinha um "pseudo amigo" com quem conversava há algum tempo e descobri com as sua dica que se tratava de um fake.

    ResponderExcluir
  12. Eu cliquei na foto de perfil e escolhi copiar imagem, porem nao copiou nenhum caminho, oque evo fazer pra saber se é fake ou nao é!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, coloque o cursor sobre a foto do perfil e clique no botão direito do mouse. Abrirá um menu. Clique em "copiar URL da imagem". Depois, cole esse URL no campo de pesquisas de imagens do google, conforme orientado neste post.

      Obrigado pela visita!

      Excluir
  13. então acontece q eu por exemplo,tenho o meu perfil verdadeiro no facebook e o falso q é da cantora Belinda q é um Fã Clube para os fans e se chama FC Complices de Beli,queria saber se é crime ou ilegal fazer esses perfis,no orkut era liberado perfil de personagens ficticios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvana, o problema está em quando se usa uma fotografia de alguém como se fosse sua, querendo se passar por essa pessoa ou utilizando-a para prejudicar ou enganar alguém. No caso de fan clube, é necessário verificar as regras estabelecidas por cada rede social. Evidentemente que há a questão do uso indevido da imagem, mas a cantora não vai querer processá-la por isso, não é mesmo?

      Obrigado por sua visita!

      Excluir
  14. eu não consigo encontrar nada, já fiz de várias fotos. Eu tenho certeza que a pessoa usa fotos de outra pessoa, ela mesma me falou, mas o que realmente quero é saber quem é o verdadeiro dono das fotos que também possui conta no Facebook( é de onde o acusado rouba as fotos. Me ajuda??? infelizmente somente eu sei disso e ele usa perfil falso para pegar número de telefones das mulheres que ele possui como amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me pela minha demora, Regiene.

      A questão é a seguinte: este post visa a fornecer uma dica de como descobrir fakes. Evidentemente que se a pessoa não utiliza uma foto copiada da internet, não se conseguirá, com esta dica, descobrir se a foto é da pessoa que se diz ser.

      Obrigado por sua visita!

      Excluir
  15. Eu fiz todo o processo, porém aparece que não foram encontrados outros tamanhos diferentes daquela. E também apareceram outras fotos possivelmente "visualmente iguais" da pessoa (fotos de estranhos) enfim, isso é bom ou ruim?
    e obg, vai me ajudar muito com essas dicas :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dynah, a foto tem de ser igual. As fotos que o Google mostra como semelhantes são por causa das tonalidades das cores nas imagens mostradas.
      Se a foto não é igual à que você procura, logicamente não se trata da mesma pessoa. E evidentemente que o fato de a foto não ser encontrada na pesquisa, não significa que seu "amigo" não é um fake, pois ele pode usar fotos que não estejam na web.
      Mais alguma dúvida?

      Excluir
  16. oi eu queria saber se alguem que posta fotos com familia, pets, amigos, e até quando era criança e todas são parecidas e algumas quase iguais podem ser fakes? e quando eu procuro no google não aparece a foto pode ou não ser fake?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sammya, o que expliquei neste artigo é apenas uma dica para alguns casos. Evidentemente que é possível que nenhuma dessas fotos que você fala estejam publicadas na internet, mas apenas no perfil do indivíduo com o qual você se relaciona. Isso, porém, não significa que ele não seja um fake. Recentemente uma internauta me solicitou auxílio porque um perfil que ela já sabia que era um fake postava fotos de uma família inteira, mas que nenhuma das pessoas na foto possuía relação de parentesco com esse fake. As fotos que ele postava não estavam na internet e ela não sabia como ele havia conseguido.
      Espero ter respondido sua pergunta.

      Excluir
  17. eu tenho quase certeza q a pessoa e fake mas ñ aparece a foto ;;;oq diz e so assim fotos semelhantes a essa......n entendi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena, se você tem quase certeza que é um fake, por que continua mantendo contato com esse perfil? Fakes devem ser bloqueados.

      Excluir
  18. Olá! Recentemente eu, ingenuamente, me relacionei com um perfil fake. Na verdade, todas as pessoas que o cercavam como amigos e parentes tb eram perfis fake. O mais incrível é que todas as fotos usadas não aparecem no Google, nem do cara, nem dos amigos. Como é possível uma pessoa ter tantas fotos de uma outra sem que essas tenha sido jogadas na internet pelo proprio dono da foto? E por um acaso, existe algum programa específico que possa fazer uma busca mais aprofundada de um rosto? Vc sabe de algo que possa nos explicar?

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, não faz muito tempo tentei encontrar a mesma resposta à outra internauta. Procurei no Google as inúmeras fotos que ela me enviou e não encontrei nenhuma. Uma das suposições seria câmera fotográfica ou celular furtados, nos quais existiriam fotos que nunca foram postadas na internet.
      O que pretendi mostrar com este post é uma forma de tentar descobrir se seu "amigo" é fake, mas há inúmeras formas de se evitar de manter relacionamento com fakes. Todo cuidado é pouco na internet.

      Excluir
  19. cara consegui achar o que eu queria pra poder desmascara uma ou um FILHO DA PUTA CARA VC É D+ D+D+D+ VC É O CARA

    ResponderExcluir
  20. Eu copiei o URL ou copiar imagem da pessoa colei tudo certinho, e quando abri a janela mostra a foto da pessoa falando (Não foram encontrados outros tamanhos desta imagem), ai logo abaixo mostra várias outras fotos diferentes de outras pessoas, isso quer dizer que ele é fak ou não ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, o fato de não aparecer uma imagem igual não significa que o perfil não é fake. Significa simplesmente que a foto, tal qual como foi colocada no perfil, não existe postada em outro lugar. Este post mostra apenas uma das formas para se saber se é um fake ou não. Há várias formas de se saber. Basta ver o que a pessoa posta no perfil e quais fotos ela possui. E, afinal, para quê manter contato com uma pessoa que não temos certeza se ela é quem diz ser?

      Excluir
  21. Ola, uma duvida se o URL da foto for jogada no google e não encontrar nada sobre a foto em nenhum lugar a pessoa é verdadeira? Obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua resposta está nesse artigo. Clique e leia.

      Excluir
  22. Este método é eficaz caso a pessoa tenha utilizado a foto de algum site, mas se ela retirou de outro perfil na internet fica impossível saber. Fiz o teste procurando uma foto minha com amigos que estavam pelo menos em 4 perfis(não compartilhadas, ms sim no álbum) e não localizei nadinha! Falam que existem programas...mas ainda não achei nenhum!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alana, eu já expliquei sobre isso em outros comentários. Logo abaixo deste post, há a sugestão para ler o artigo "Facebook: dicas para saber se seu amigo é um fake". Acesse e terá resposta para sua dúvida.
      Se existe algum programa para detectar fotos utilizadas ilegalmente, desconheço.

      Excluir
  23. Olá, eu adorei este artigo, muito bom mesmo! Eu sei de uma pessoa que esta usando um fake, na verdade ele esta usando dois fakes e jura de pés juntos que não é, mas eu tenho certeza absoluta de tudo. Busquei várias, vááárias fotos que esta no facebook dele e não obtive respostas. Aparece que não tem outras imagens. Ou seja, ele retirou do próprio perfil da pessoa real. Eu achei que aparecia o facebook da pessoa real também, com aquelas fotos. E EU SEI QUE ELE É FAKE E PRECISO COMPROVAR! Ele esta enganando muitas pessoas e preciso de provas e saber quem realmente é a pessoa que ele usa nas fotos, preciso falar com a pessoa pra ela denunciar e esclarecer as coisas, só ela poderia ver. Essa pessoa criou o facebook agora quase e preciso saber quem é o garoto das fotos para que o garoto real mesmo denuncie e divulgue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Loys, se ele copiou fotos do perfil original, e essas fotos não estão publicadas em algum outro local da internet, você não conseguirá encontrá-las.

      Excluir
  24. Eu preciso muito, muito, MUITO MESMO da ajuda de vocês!!!! Sei que conhece muitos fakes, muitos garotos bonitos pela internet e tal. Tem uma pessoa que conheço que esta se passando por uma outra e jura de pés juntos que é ela. E ele esta enganando muita gente com isso, sei que ele é fake, sei! Tanto que criou a conta do facebook faz pouco tempo. Esse é o perfil https://www.facebook.com/guilherme.lunkes.3?fref=ts FAKE!! E esse é o outro que tbm é fake https://www.facebook.com/Caroline96Lima?fref=ufi Por favor me ajude, por favor mesmo!! Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  25. essa dica naum funciona, desculpe....só funcionaria se a pessoa fosse famosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, sua observação não tem nenhum fundamento. Leia outros comentários em que afirmaram ter obtido resultado positivo. Não tenho culpa se você não conseguiu entender.

      Excluir
  26. O URL não se refere a uma imagem ou a imagem não está acessível publicamente.
    para mim, apareceu esta mensagem, o que significa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou ela é restrita, não estando disponível na web, ou ela não está publicada em outro lugar além do local que você a viu.

      Excluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.