Retornando... e tentando mudar! Para melhorar!

No próximo dia 15, o blog fará aniversário e eu já estava há quase um mês sem postar. Não é a primeira vez que fico tanto tempo sem atualizar o blog; nem será a última. Mas a única coisa que não pretendo é parar definitivamente.

Mas ainda há leitores para blogs que compense meu esforço em continuar escrevendo?
Especialistas em redes sociais dizem que os blogs estão em extinção. Eu discordo, talvez porque eu não seja um especialista.
O motivo da previsão fatídica é que os internautas estão preferindo redes sociais; querem notícias curtas. Nada de perderem tempo com leituras de textos com mais de 140 caracteres - como no twitter - ou clicar em links para terem informações completas. Fotos e frases prontas é a preferência nacional. É o fast food da informação diante do senso crítico pouco apurado e de opiniões desqualificadas pela falta de conhecimento.

O maior motivo que me leva a acreditar que os blogs subsistirão diante do uso maciço das redes sociais é que o que se escreve neles estará sempre acessível para a leitura, através dos mecanismos de buscas, e, portanto, disponivel para receber comentários dos leitores, ao contrário do que se escreve nas redes sociais. Uma semana depois, você não encontra mais o que leu ou perde um tempo enorme procurando.

Há quase um ano estou no facebook e recentemente criei a fan page do blog nessa rede social. Entretanto, penso em diminuir minhas postagens na minha página, utilizando mais a fan page para divulgação do blog. Essa minha pretensão decorre de vários motivos, dentre eles o tempo que uso para constantes interações com outros usuários da rede, o que me faz ficar longe do blog. Daí, resulta a não atualização frequente do Pena Digital.

Verifiquei nos últimos meses que aumentaram os acessos ao blog a partir dos mecanismos de busca, ou seja, o blog não está mais restrito a leitores de Imbituba e região. Isso me levou a refletir sobre uma mudança no rumo deste espaço virtual. Durante esses quatro anos, busquei publicar e opinar sobre temas que se relacionassem a nossa cidade, mas acredito que está na hora de mudar o foco.
Inicialmente, os blogs foram criados e usados como um diário. Seu uso foi se popularizando e eles passaram a ser utilizados por profissionais de diversas áreas, com incontáveis objetivos. Mas sua função primeira ainda sobrevive: espaço virtual para falar e opinar. Falar sobre qualquer coisa. Desde o cotidiano de seu editor até a divulgação dos seus pensamentos mais loucos ou de seu hobby mais esquisito. O blog já é em si mesmo um hobby de cada editor, principalmente de blogueiros como eu, que nenhum valor econômico recebe por seus escritos.

Bem, leitor, o que quero dizer é que pretendo escrever aqui sobre qualquer tema, seja ele vinculado a Imbituba ou não. Seja ele sério ou engraçado. Interessante ou enfadonho. Politicamente correto ou não. Fato político ou abstrato. Críticas fundamentadas ou devaneios deste blogueiro. Com essa pretensa mudança de conteúdo, espero atrair leitores de todos os gostos - menos os de mau gosto -, de todos os lugares. E de usar este espaço da forma que melhor me aprouver. Espero que eu consiga. Vou me esforçar para isso. Até mais!

4 comentários:

  1. Manda notícia aí amigo, fala como ficou o secretariado do jaison, cdi, porto governo do estado, simolai, geely etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda estou aquecendo os motores, mas não espere que eu retorne a escrever como antes. Reflexões... muitas reflexões...

      Excluir
  2. Estou aguardando. Gostei das mudanças e me preocupo com as reflexões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reflexões são necessárias. Sempre.

      Excluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.