Imagem da Semana: e o progresso levou...

Para muitas pessoas, certas paisagens não expressam nenhuma beleza, nem importância. E se a sociedade não se importa, o Poder Público muito menos. Assim foi com a Granja Henrique Lage e está sendo com o Morro da Camarinha. Sob a justificativa do progresso, que tantos desejam, sem levar em consideração o meio ambiente, Imbituba vai perdendo algumas paisagens que, se fizessem parte de outras cidades, talvez fossem protegidas.

Infelizmente, não possuo fotos de como era antes do desmatamento ocorrido, e apenas obtive uma imagem através do Google Earth. Se alguém tiver alguma foto da entrada do bairro Campo da Aviação, do lado Sul, favor encaminhar para postar aqui.

Vista área do corredor de árvores.


O progresso não respeita nada.


Árvores de muitos anos de idade.


A estrada ladeada de árvores foi transformada num descampado.

Comecem a fotografar os locais bonitos da cidade, antes que se tornem uma paisagem de prédios e sem nenhuma árvore, muito menos praças! Fotografe, pois resta pouco tempo!

As imagens foram publicadas aqui foram postadas originalmente no Twitter, por César de Oliveira. Acredita-se que a derrubada das árvores ocorreu ontem.

Atualização em 19/04/13: O leitor Geremias Valetim encaminhou fotos da paisagem que havia. Seguem:

Foto do Google Street View

Esta paisagem lembra a Granja Henrique Lage




Portinho da Vila - paisagem preservada. Mesmo tipo de árvores.

9 comentários:

  1. Acho o seu blog muito interessante, trazendo à tona vários assuntos relevantes à cidade de Imbituba.

    Porém, entretanto, todavia, creio que você peca algumas vezes pelo sensacionalismo e pelo discurso do "politicamente correto". Esse artigo é um exemplo bem claro. Essa tão bela "paisagem" a qual você se refere, pelo que eu me lembro e pelo que se pode ver nas fotos, não passa de uma fileira de eucaliptos, que são plantas exóticas ao local, plantados algum dia por um dono do terreno.

    Então colocar "o progresso não respeita nada" como legenda de uma foto mostrando alguns eucaliptos derrubados acaba sendo um pouco forçado de mais. De qualquer forma, se não deixei comentários em outros artigos é porque achei-os bastante interessantes. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor, esse é seu ponto de vista. Pode ver como sensacionalismo. Eu penso diferente.
      Quanto a você dizer que não postou comentários aqui, em outros artigos, porque os viu como interessantes, é um incentivo meio estranho, pois enquanto a crítica foi expressa, os elogios foram silenciosos. De qualquer forma, obrigado por seu comentário e espero outros por aqui.

      Excluir
  2. Nossa victor vc verdadeirmente e um leigo no que se refere a historias de imbituba pois quando passavamos no meio da quele caminho parecia que estavamos voltando no. tempo n estanmos nos referindo a os elcalipitos que ja seria um crime ambiental mais sim a uma historia que esta morrendo com o tal de progresso que so destroi ,,,,,,,,,


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua visita e sua participação!

      Excluir
  3. Os eucaliptos que ali estavam faz parte da história de imbituba, “como também o portinho da vila tem grandes eucaliptos” esta Historia que vem sendo arranhada por pessoas de baixo nível que só pensão no dinheiro e no poder. Estas pessoas que estão destruído a cidade e a nossa historia, um dia não estarão entre nos. Como também Eu e Você Victor...Mais eu tenho certeza que estas pessoas que estão destruindo a cidade de Imbituba vão se lembrados como grandes vilões .
    Pois tudo que eles fazem esta sendo registrado por pessoas de bem de Imbituba.
    Caro Victor, era uma linda paisagem com grandes ARVORES de mais 100 anos.
    Victor VOCÊ AJA QUE A LIDA PAISSAGEM DO PORTINHO DA VILA, COM GRANDE ARVOSRES EXÓTICAS TAMBÉM DEVEM SER DERRUBADAS PELO DONO DO TERRENO POR SER MERA ARVORES EXÓTICAS. “Enviarei algumas fotos das árvores antes de serrem derrubadas”
    S’ parabéns Pelo Poste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Geremias! Um dos poucos preocupados com o verde em Imbituba.
      Bem feita a comparação com o Portinho da Vila. Todos os visitantes consideram o local muito bonito, constituído de "árvores exóticas".
      Obrigado por seu comentário!

      Excluir
  4. Lamentável... já perdemos a Granja e agora o Campo D'aviação vai acabando aos poucos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto nos deslumbramos com paisagens vistas em outras cidades, vamos nos desfazendo das nossas.
      Obrigado por seu comentário.

      Excluir
  5. Quem foi o responsável? A FATMA foi informada?

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.