Cuidado com a Língua: reivindicação ou reinvindicação?

Voltando aos posts sobre Língua Portuguesa, trago mais algumas palavrinhas que são pronunciadas e escritas de forma equivocada.
A dúvida trazida no título pode parecer ridícula para quem tem bom vocabulário, mas ela atinge muitas pessoas que nem titubeiam sobre qual a pronúncia correta; claramente e com firmeza, pronunciam "reinvindicação". O correto é reivindicação. E quando ouvimos essa palavra, logo nos lembramos de movimentos trabalhistas. Então, para quem "reinvindica" aumento salarial e melhores condições de trabalho, que tal reivindicar de forma correta?

Engajamento ou enganjamento? Assim como na palavra anteriormente citada, as pessoas costumam incluir um n onde não tem. O correto é engajamento. Muitas vezes, o indivíduo até escreve corretamente, mas a pronúncia é nasalizada.

Agora, vamos para uma palavra de duas letras apenas, mas ela costuma confundir muita gente.
Leitor, você já sentiu de alguém? E como você comenta esse sentimento? Escolha uma das alternativas abaixo:

a) Fiquei com uma dó daquela senhora!
b) Fiquei com um dó daquela senhora!

Se você escolheu a segunda opção, acertou. A palavra é masculina; nunca esqueça disso. Se não aprender, agora, não terei de você!

Até a próxima postagem sobre a nossa Língua Portuguesa.

Atualizado em 15/11/15: Leia outros posts interessantes sobre o tema Cuidado com a Língua. Clique aqui.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Falar de Língua Portuguesa tem de ter uma pitada de humor, senão ninguém lê. rsrs

      Excluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.