Como saber se um veículo é furtado ou roubado?

Um aplicativo lançado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública-SENASP, no final do ano passado, tem tudo para se transformar numa arma contra a criminalidade. Através do aplicativo Sinep Cidadão, você poderá saber se um veículo possui registro de furto ou roubo. Abaixo, as informações divulgadas no próprio aplicativo, que está disponível para Android e IOS:

"O SINESP Cidadão é um módulo do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública que permite ao cidadão brasileiro acesso direto a serviços da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

O Sinesp Cidadão disponibiliza, em sua primeira versão, a funcionalidade de consultar informações de veículos registrados na base nacional do cadastro do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito). A partir desta consulta, é possível que qualquer cidadão brasileiro possa verificar se há registros de furto ou roubo dos veículos consultados e ainda se o mesmo é um veículo clonado.
Após instalar o aplicativo, basta digitar a placa para saber a situação do veículo. Em caso afirmativo para o registro de furto ou roubo, aparecerá a informação destacada em vermelho.

Em caso de clonagem de placa o usuário deve observar no resultado da consulta, se as informações referente a marca / modelo / cor conferem com o veículo cuja a placa foi consultada.

Vale destacar que nenhum cidadão deve fazer abordagem ou se aproximar de veículos cadastrados no sistema com registro positivo de furto, roubo ou clonagem de placa, devendo acionar a Polícia pelo telefone 190 para que uma equipe seja direcionada ao local, onde será feita a checagem das informações.

A iniciativa do Governo Federal através do SINESP Cidadão tem como objetivo possibilitar a consulta de dados de veículos cadastrados na base nacional do DENATRAN, ampliando a proteção da sociedade brasileira, com a participação de todos os cidadãos.
Em breve, o aplicativo terá novas funcionalidades.

O aplicativo foi idealizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), órgão do Ministério da Justiça e desenvolvido juntamente com o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO)."

Leitor, o aplicativo para Android ocupa pouco espaço na memória, e após informar a placa do veículo a consultar, as informações aparecem rapidamente.
O aplicativo já foi baixado por mais de 100 mil internautas que usam o sistema operacional Android e esse número deve crescer muito mais.
Mas não esqueça! Se você consultar a placa de algum veículo e constar que é furtado/roubado, ligue para a Polícia Militar ou Polícia Civil.

Estes artigos devem interessar a você:

-Seu carro foi "apreendido" de forma legal?
-A ilegalidade na cobrança de taxas e despesas pelo depósito de veículos removidos e apreendidos

2 comentários:

  1. Fiquei sabendo desse aplicativo através de um motorista de taxi quando eu o questionei se havia demorado muito e ele explicou o que ficou fazendo. Estava se distraindo verificando as placas dos carros na rua... rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Quanto tempo?!
      Em São Paulo, com esse aplicativo, um taxista descobriu nas ruas um carro furtado e ligou para a polícia. Enquanto a polícia checava o carro, o taxista consultou outro veículo que passava no local e descobriu que ele também era furtado. Ao que parece, esse será um aplicativo para os taxistas passarem o tempo e, de repente, ganhar uma recompensa... justa. :)

      Excluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.